Acreditamos que podemos entregar os melhores produtos e soluções de engenharia
focados na inovação, tecnologia, precisão e tempo.


 

A GLNinnov é a Unidade que lidera o desenvolvimento de novos produtos e soluções, promovendo a criatividade orientada para a inovação.
Integra as competências de Engenharia, Design e Desenvolvimento enquanto unidade orientada para a inovação e evolução tecnológica ao serviço dos mercados. A GLNinnov assume e promove a partilha da sabedoria, a aquisição de conhecimento prático, bem como o desenvolvimento de talento, como factores determinantes para o sucesso da sua missão.
 

Mais…
 

Acreditamos na Colaboração - Cooperação com centros de saber, organizações e instituições externas; na Criatividade – Enquanto atitude correcta na abordagem aos desafios diários; e no Futuro – Focados na sustentabilidade e criação de valor no médio e longo prazo;
 

Inovação é uma nova ideia, novo objecto ou processo.
Pode ser vista como a aplicação de melhores soluções que vão de encontro a novos requisitos ou novas necessidades do mercado. Concretiza-se através de produtos, processos ou serviços mais eficazes ou aplicação de novas tecnologias disponibilizadas ao mercado.


Inovação Disruptiva é a inovação que ajuda a criar novos mercados ou a gerar valor acrescentado na cadeia e eventualmente interrompe um mercado ou cadeia de valor já existente, substituindo a tecnologia anterior. O termo é utilizado para descrever inovações que melhoram um produto ou serviço de uma forma que os mercados não previam.


 


 

Investimento Estratégico

––––

 

No âmbito da estratégia de crescimento, a GLN tem vindo a investir em tecnologia inovadora nas duas unidades de negócio, Molds e Plast.
Este investimento representa um avanço significativo no posicionamento estratégico, permitindo uma reforço da competitividade das referidas unidades de negócio nas indústrias onde estão inseridas.
A entrada em novos segmentos de mercado, em novas geografias, a extensão da cadeia de valor e a consolidação da Inovação
são os resultados objectivados.
O investimento foi inserido em programas nacionais europeus de apoio à Inovação Produtiva,
Investigação e Desenvolvimento (P2020 & H2020).

Projectos Aprovados

5 · 8 · 2016
GLN Molds | Inovação Produtiva
Up-Mold-Ultra-Precision Molds

Actualmente, a projecção das capacidades da GLN Molds para o desenvolvimento e fabricação de novos moldes complexos de alto rigor e precisão representa uma aposta na estratégia de crescimento da empresa. Neste sentido, o Projecto UP-Mold-Ultra-Precision Molds visa o aumento da capacidade da empresa para a fabricação de novos moldes para produtos de nova geração tecnológica da indústria médica, aeronáutica, microelectrónica e display. Adicionalmente, o grau de qualidade e exigência a que a empresa se propõe com estes novos produtos, obriga a um investimento significativo em tecnologias de vanguarda que permitirão aumentar a sua capacidade produtiva.

 

Desta forma, com um investimento total superior a € 4,8 M, a GLN Molds apresenta um projecto que permitir-lhe-á competir em mercados alternativos extremamente exigentes e fidelizar clientes através do incremento significativo da qualidade e fiabilidade dos produtos, do aumento da cadência da produção e rapidez de resposta e, finalmente, de um maior domínio da cadeia de valor.

4 · 8 · 2016
GLN Plast | Inovação Produtiva
GIM2020 - Growing in International Market

Com inicio no mês de Abril de 2015 o Projecto GIM2020 - Growing in International Markets, com um investimento de 7.105.403,58 €, aposta na diversificação feita através da produção de micro peças injectadas, para pesos de moldação de 5 a 0,1g e com elevada precisão na sua forma e tamanho para segmentos de mercado diferentes e sobretudo mais exigentes e complexos, que requerem um investimento na aquisição do equipamento, processos e controlo de qualidade, por forma da empresa produzir produtos com reduzida dimensão mas com elevada qualidade e rigor, exigidos por esse segmentos tais como o da farmacêutica, médica e microelectrónica. Esta diversificação visa expandir o leque de negócios da empresa, aumentando o reconhecimento da marca no mercado e adquirindo um melhor posicionamento no mesmo.

 

 

3 · 8 · 2016
GLN Molds | I&DT
Additive.Milling

A utilização de eléctrodos para além de dispendiosa, não é sustentável ambientalmente. No caso da produção de zonas com geometria complexa o problema é agravado pela necessidade de subdividir a peça em pequenas zonas, implicando diversos eléctrodos logo elevados custos de tempo, dinheiro e ambientais para além dos impactos negativos a nível da saúde humana e dos ecossistemas. A solução para este problema é a fabricação aditiva (additive manufacturing). As vantagens passam pela utilização eficiente das matérias-primas e consequente redução de resíduos, permitindo a diminuição de peso e a criação de peças funcionais numa única peça. A personalização, a rapidez de projecto e a não utilização de ferramentas físicas (Laser) torna esta tecnologia a Tecnologia de Futuro.

 

A fusão selectiva por laser (SLM - laser melting) tem vindo a assumir-se como a tecnologia de processamento de metais do século XXI. No entanto, esta técnica apresenta como principal ponto fraco o acabamento superficial. Assim surge o projecto Additive.Milling que pretende conciliar as duas tecnologias aditiva e subtractiva num processo step-by-step que permita produzir moldes de elevada complexidade com baixa rugosidade sem a necessidade de aquisição do equipamento híbrido.

 

2 · 8 · 2016
GLN Plast | I&D
MAESTRI - Total Efficiency Framework

O projecto MAESTRI visa promover a sustentabilidade das indústrias de produção e processos europeus. Isto será feito através de um sistema de gestão sob a forma de uma plataforma flexível e escalável que orientará e simplificará a implementação de uma abordagem inovadora, o Total Efficiency Framework. O objectivo deste projecto é promover uma cultura de melhoria dentro das indústrias, auxiliando a tomada de decisão, apoiando o desenvolvimento de estratégias e definindo as prioridades para melhorar o desempenho ambiental e económico da empresa. O Total Efficiency Framework será baseado em quatro pilares principais: a) um sistema de gestão dirigido a processos de melhoria contínua; b) ferramentas de avaliação de eficiência que apoiarão a tomada de decisão; c) integração com um kit de ferramentas para Industrial Symbiosis com foco na troca de material e energia; d) um software, com base na Internet of Things (IoT) ,para simplificar a implementação do conceito e assegurar um controlo do processo de melhoria. Durante um período de 4 anos, o projecto vai entregar resultados tecnológicos agrupados (incluindo produtos eco-inovadores, etc) e soluções estruturadas (soluções técnicas, económicas, legislativas e políticas simultaneamente combinadas).  

 

MAESTRI - Resource and Energy Efficiency for Process Industries

 

1 · 8 · 2016
MONSOON

As indústrias de processos são caracterizadas pela intensa utilização de recursos e de energia, proporcionando assim um contexto onde mesmo as pequenas optimizações do processo podem levar a elevadas poupanças, quer em termos económicos como ambientais. São estas optimizações que podem vir a oferecer resultados previsíveis e replicáveis.

 

É neste sentido que o projeto MONSOON visa estabelecer uma metodologia e ferramentas de data-driven para apoiar a identificação e exploração de potenciais optimizações, nomeadamente através da sua aplicação num ambiente colaborativo, onde grandes quantidades de dados de produção são recolhidas e tratadas de uma forma escalável. O seu controlo posteriormente possibilitará o cumprimento de metas de optimização, graças à simulação híbrida e de técnicas de integração que facilitarão a prototipagem rápida e implantação em condições reais em produção.

 

Em suma MONSOON apresenta um modelo baseado num controlo preditivo, que permitirá uma ampla optimização dos processos de produção, pelo que trabalhará numa forma de multi-escala em diferentes camadas da pirâmide SCADA, fomentando deste modo a harmonização de informação de operações numa plataforma “global” em tempo real, melhorando a integração e manutenção de controlo.

 

Flyer Monsoon

 

https://www.spire2030.eu/monsoon

 

1 · 8 · 2016
Add Cooling to Additive Manufacturing

Perante um mercado global cada vez mais competitivo, as empresas focam os seus esforços no desenvolvimento de novos produtos para responder à procura e manterem-se competitivas. No processo de desenvolvimento de produtos injectados, o molde de injecção mostra ser um sistema complexo, de elevado custo e de grande importância para a obtenção de componentes de qualidade. Em muitos casos, apenas após o molde estar concluído e testado é que são detectadas falhas na produção do componente injectado.

 

É neste sentido que o principal objectivo do projecto passa pela otimização de moldes para injeção de peças com geometria complexa de paredes finas e com elevada qualidade superficial. Essa otimização passa por uma redefinição de toda a linha do conceito de molde, quer pela sua vertente de projecto, quer pela forma de produção das zonas moldantes, quer ainda pela utilização de processos de moldação com controlo dinâmico da temperatura, sistema HOT.COOLING por fluxos de gases, para obtenção de peças com elevada qualidade superficial, especialmente para os sectores automóvel e aeronáutica.

Projectos Submetidos