MONSOON

As indústrias de processos são caracterizadas pela intensa utilização de recursos e de energia, proporcionando assim um contexto onde mesmo as pequenas optimizações do processo podem levar a elevadas poupanças, quer em termos económicos como ambientais. São estas optimizações que podem vir a oferecer resultados previsíveis e replicáveis.

É neste sentido que o projeto MONSOON visa estabelecer uma metodologia e ferramentas de data-driven para apoiar a identificação e exploração de potenciais optimizações, nomeadamente através da sua aplicação num ambiente colaborativo, onde grandes quantidades de dados de produção são recolhidas e tratadas de uma forma escalável. O seu controlo posteriormente possibilitará o cumprimento de metas de optimização, graças à simulação híbrida e de técnicas de integração que facilitarão a prototipagem rápida e implantação em condições reais em produção.

Em suma MONSOON apresenta um modelo baseado num controlo preditivo, que permitirá uma ampla optimização dos processos de produção, pelo que trabalhará numa forma de multi-escala em diferentes camadas da pirâmide SCADA, fomentando deste modo a harmonização de informação de operações numa plataforma “global” em tempo real, melhorando a integração e manutenção de controlo.